Em uma noite difícil, o União Corinthians sofreu uma derrota para o Paulistano fora de casa no Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/2024. Os anfitriões venceram por 106 a 72 (parciais de 23×23, 32×10, 26×15 e 25×24). O UniCo, que permanece na 14ª posição na tabela, terá a oportunidade de se recuperar nesta sexta-feira, 22. O adversário será o São Paulo, no Ginásio do Morumbi, com início às 20 horas.
Sem o armador Rasa, que estava lesionado, a equipe entrou em quadra com Taylor, Pedro Nunes, Duane, Enzo e Malachias. Kendall saiu do banco para ser o maior pontuador da partida, com 19 pontos, enquanto Machado Júnior contribuiu com 14 pontos. Do lado do adversário, destaque para Crescenzi, com 17 pontos e quatro assistências.
O União Corinthians teve dificuldades no início do jogo no aspecto ofensivo. Com uma defesa bem ajustada pelo time da casa, a equipe de Santa Cruz encontrou obstáculos para penetrar na defesa adversária, marcando seus primeiros pontos apenas aos três minutos, com Taylor. Apesar disso, a forte defesa e a vantagem nos rebotes mantiveram o time no jogo, que foi caracterizado pelo equilíbrio nos minutos seguintes. No entanto, com quatro cestas seguidas de fora do perímetro, o Paulistano abriu uma vantagem de seis pontos. Após um pedido de tempo, o UniCo melhorou e conseguiu igualar o jogo novamente: 23 a 23.
A situação do primeiro quarto se repetiu no segundo período. Com dificuldades devido à defesa forte do adversário, o União Corinthians levou quatro minutos para marcar seus primeiros pontos. Nesse ínterim, o Paulistano aproveitou para aumentar a vantagem. Após uma conversa com Rodrigo Silva, a equipe de Santa Cruz do Sul voltou melhor, equilibrando o jogo. No entanto, os donos da casa encontraram novamente espaço na defesa do UniCo e, aproveitando a excelente atuação de Crescenzi e Ferreyra nos arremessos de fora, abriram uma vantagem significativa: 55 a 33.
O Paulistano começou o terceiro quarto mais uma vez com vantagem, abrindo imediatamente 30 pontos. Com erros frequentes, o União Corinthians ainda sentia a ausência do armador Rasa ao tentar organizar suas jogadas de ataque. Os momentos de desatenção permitiram que os paulistas ampliassem sua vantagem: 81 a 48.
No último período, o UniCo voltou melhor. Com uma rotação mais intensa e boas performances de Kendall e Machado Júnior no ataque, reduziram a desvantagem nos primeiros minutos. No entanto, a aparente reação logo esbarrou na força do Paulistano. Em um jogo que ficou mais aberto no final, prevaleceram os donos da casa: 106 a 72.